top of page

Memória do Som: 1º Festival de Inverno de Araxá 2012 (Eu estava lá)

  • Gerê Alves
  • 30 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Julho de 2012, sem medo de errar, acontece o primeiro e mais importante evento cultural/musical de Araxá. Seu objetivo era trazer opções de cultura e lazer ao público da cidade e região. E o resultado superou todas as expectativas. As minhas principalmente. Estive presente em três dos cinco shows com grandes nomes da Música Popular Brasileira. Uma palavra resume o 1º Festival de Inverno de Araxá: inesquecível.


Dia 6 de julho 22 horas - Palco Principal - Lô Borges

Foto 01: Eu com Lô Borges após o show


Foi à primeira oportunidade que tive de assistir Lô Borges ao vivo. E superou minhas expectativas. Foi um dos fundadores do Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular nas décadas de 1970 e 1980. É co-autor, junto com Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, que se tornaria um marco na música popular brasileira. Entre suas composições mais famosas destacam-se, entre outras, “Paisagem da Janela”, “Para Lennon e McCartney”, “Clube da Esquina n.º 2” e “O Trem Azul”, todas estas presentes no disco Clube da Esquina. No show Lô faz uma retrospectiva de sua fantástica carreira. De sua discografia solo, com pouco mais de 10 discos, quatro deles são clássicos – Lô Borges de 1972, conhecido como o disco do tênis, Os Borges de 1974, A Via Láctea de 1979 e Nuvem Cigana de 1981. Em 2016, Lô Borges lança um disco juntamente com Samuel Rosa, vocalista do Skank e fã declarado de Lô, gravado ao vivo no Cine Theatro Brasil em BH. E o show em Araxá ainda está vivo em nossas memórias musicais.

Dia 27 de julho 22 horas - Palco Principal - João Bosco

Em minha opinião, o melhor show do 1º Festival de Inverno. Senti-me no Festival de Montreux, na Suiça devido o gabarito do show e da banda que acompanhava João Bosco. Explicando: foi ano de 1983 que Bosco ganha efetivamente o seu prestígio internacional. Apresentando-se na Brazil Night do cultuado Festival de Montreux, o músico recebe satisfatórias críticas da imprensa francesa, em especial do jornal Le Monde e do Libération. Fortemente influenciado pelo samba brasileiro, ele guarda suas maiores referências na voz dos músicos e poetas Noel Rosa, Dorival Caymmi, Moacir Santos e Ari Barroso. Com mais de 30 discos gravados, sua extensa discografia inclui inúmeros clássicos da MPB que faz de João Bosco um artista único. Quem não conhece “Papel Marchê”, “Kid Cavaquinho”, “Mestre Sala dos Mares”, “O Bêbado e o Equilibrista”, “Bijuterias” (Minha pedra é ametista, minha cor o amarelo...), “Dois prá lá, dois prá cá”, “Rancho da Goiabada”, “Incompatibilidade de Gênios” não imagina o que está perdendo. E João Bosco fez um show de gala. Brindou Araxá com uma noite inesquecível. Quem foi sabe o que estou falando. Quem não teve a oportunidade de ir, desculpe, perdeu um momento único.


Dia 3 de agosto 22 horas - Palco Principal - Geraldo Azevedo

Foto 02: Lu, Geraldo Azevedo e eu logo após o show

O violão e voz de Geraldo Azevedo fechou o 1º Festival de Inverno de Araxá. Conhecido por sucessos como ‘Dia Branco’, ‘Táxi Lunar’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, por importantes parcerias com Zé Ramalho, Alceu Valença e Elba Ramalho, Geraldo é um dos maiores artistas da música popular brasileira, de forte expressão e contribuição para a música nordestina, unindo ritmos como frevo, forró, xote, maracatu e baião em suas canções. Exímio violonista autodidata, Geraldo mostrou exatamente isto no show do 1º Festival de Inverno de Araxá: que ele não precisa nada mais que isto para fazer um show envolvente, caloroso e brilhante.


 
 
 

Comments


 PERFIL:

Nome: Antônio Geraldo Alves Ribeiro (Gerê Alves)

Sou professor, educador ambiental e apaixonado por tudo isto e por música. Neste blog pretendo discutir, debater e compartilhar o melhor destes assuntos.

 

Sejam todos bem vindos.

 próximos EVENToS: 

 

02 a 04/09/2016:  15º Sem Destino Motofest

14 a 18/09/22016:  FLIAARAXÁ

 

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page