top of page

Belchior, 70 anos

  • Gerê Alves
  • 28 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Em 1985 tive oportunidade de conhecer Belchior, pessoalmente. Em um evento que aconteceu no Grande Hotel do Barreiro, entrevistei e depois conversei por quase uma hora com Belchior. Tinha naquela época e ainda tenho todos os seus LPs e sabia todas as letras de suas músicas de cor. E ao lado de Raul Seixas e Tom Zé, Belchior é o meu maior ídolo. Ele é espetacular. Ele é um fenômeno. Parabéns Belchior!

Abaixo texto do site OPOVOonline:

Quando o ponteiro do relógio no dia 26 de outubro de 2016 marcou 18 horas, Antônio Carlos Belchior completou 70 anos. Compositor cearense entre os mais notórios do cancioneiro popular brasileiro, Belchior conheceu a fama na década de 1970, quando morava no Rio de Janeiro e teve canções gravadas por Elis Regina, incluindo Como Nossos Pais. A carreira decolou como um foguete. Ele gravou discos, emplacou sucessos, colecionou namoradas e compôs hinos que atravessaram gerações.


Para comemorar as sete décadas do artista, nascido em Sobral, O POVO lança um projeto transmídia com caderno especial, hotsite e webdoc. A ideia é mostrar que o coração selvagem de Belchior ainda bate forte entre novos admiradores e fãs saudosos. Neste especial, estão histórias e curiosidades sobre a vida desse artista ímpar. São relatos do homem por trás do mito, da saudade do irmão, do amigo, do cantor nessa ausência autoimposta e, ainda, sobre seu trabalho mais marcante: Alucinação. 2016 celebra os 40 anos do álbum, lançado em 1976, um marco para a música brasileira, e que projetou ainda mais o compositor no cenário nacional.


Antônio Carlos Belchior é o nome legítimo do rapaz latino-americano, conforme O POVO apurou em visita a Nilson Belchior, irmão caçula do artista e guardião de fotografias, lembranças e documentos da família. Entre eles, a certidão de nascimento de Belchior - com preciosos detalhes sobre a origem do sobralense. Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes é um personagem criado pelo cantor que passou a se identificar como “o maior nome da MPB”. Neste projeto estão impressos o homem, o personagem, o irmão, o amigo, o ídolo... Conheça mais sobre cada um deles a seguir no endereço abaixo. Boa leitura.

http://especiais.opovo.com.br/belchior70anos/


 
 
 

Comments


 PERFIL:

Nome: Antônio Geraldo Alves Ribeiro (Gerê Alves)

Sou professor, educador ambiental e apaixonado por tudo isto e por música. Neste blog pretendo discutir, debater e compartilhar o melhor destes assuntos.

 

Sejam todos bem vindos.

 próximos EVENToS: 

 

02 a 04/09/2016:  15º Sem Destino Motofest

14 a 18/09/22016:  FLIAARAXÁ

 

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page