Os Discos De Minha Vida - Sá e Guarabyra
- Gerê Alves
- 7 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
[1977] Sá e Guarabyra – Pirão de Peixe com Pimenta

O rock rural de Sá a Guarabyra é fantástico e suas canções, suas letras formam imagens e são como pequenos filmes, mostrando tanto o urbano como paisagens campestres. Uma boa quantidade de artistas seguiu o caminho do rock rural, porém a dupla se sobressaiu sobre os demais, pelo conjunto e qualidade de sua obra e o talento de seus integrantes.
A história começa em 1969 com o trio Sá, Rodrix e Guarabyra que assinam contrato com a gravadora Odeon e gravam dois LPs. Com a saída de Zé Rodrix em 1973 surge então a dupla Sá e Guarabira lançando em 1973 o primeiro LP intitulado Nunca e em 1975 gravam o segundo disco denominado Cadernos de Viagem. Em ambos predomina a temática rural ou como eles mesmos afirmavam um rock rural com características bem brasileiras.
Mas o grande e espetacular trabalho surgiu em 1977 com o lançamento do terceiro disco pela gravadora Som Livre denominado Pirão de Peixe com Pimenta. A capa mostra a dupla sentada a mesa saboreando o apetitoso prato. A inspiração e o tempero deste pirão de peixe que Sá e Guarabyra encontraram para realizar esse disco são impressionantes. São dez canções de tirar o fôlego e deixar qualquer um vidrado por esse álbum. Se este LP fosse um filme teria ganhado o Oscar. Se fosse trilha sonora de um filme teria ganhado um Grammy.
Os maiores clássicos da carreira da dupla estão nele: "Espanhola" e "Sobradinho", e reservando espaço para outras músicas fantásticas como "Marimbondo" – minha canção predileta do disco, "João sem terra", "Cinamomo", "Água Corrente" e a espetacular canção progressiva "Canção dos Piratas". Mesmo não sendo mineiros, Sá é carioca e Guarabira, baiano o disco consegue captar com maestria muito de Minas Gerais. Pode-se dizer que consegue “mostrar” as nuances, o cheiro, a cor, as montanhas e a religiosidade da terra de Milton Nascimento e do Clube da Esquina.
Dizer mais o que? Talvez, só lembrar, que Sá e Guarabyra são a maior dupla que este país já teve e ainda tem. Ponto.
MÚSICAS: 01) Sobradinho (Sá/Guarabyra) 02) Marimbondo (Marlui Miranda/Xico Chaves) 03) Trem de Pirapora (Sá/Guarabyra) 04) João sem terra (Sá/Guarabyra) 05) Pirão de peixe com pimenta (Sá/Guarabyra) 06) Coração de maçã (Sá/Guarabyra) 07) Cianamono (Sá/Guarabyra) 08) Espanhola (Flavio Venturini/Guarabyra) 09) Canção dos piratas (Sá/Guarabyra) 10) Água corrente (Sá/Guarabyra)
Ficha técnica Produtor fonográfico: Gravadora Som Livre Direção de produção: Guto Graça Mello Arranjos e regências: Eduardo Souto Neto/Rogério Duprat /Nelson Ângelo Arranjos vocais: Sá e Guarabyra Direção de mixagem: Sergio Mello/Sá/Guarabyra Foto e capa: Lula Lindenberg
Músicos: Sá: Viola caipira Guarabyra: Violão de aço Sergio Cafa/Luisão: Piano acústico Sergio Magrão/Pedro Jaguaribe: Baixo Luis Moreno/Nonato: Bateria Chico Batera: Percussão Quintininho de Pirapora: Bandolim Paulo Guimarães/Danilo Caymmi/Paulinho Jobim/Franklin/Copinha: Flautas Tavinho Burnier: Viola elétrica de 12 cordas Cartier/: Violão acústico Gilson: Piano Fernando Leporace: Baixo Tuca: Piano acústico Antonio Swab: Trompas Iberê Gomes Grosso/Alceu: Violoncelos Vidal/Ricardo/Carlos Eduardo/Wilson Aizik/Valter/Paulo/Bove: Violinos Ed Maciel/Manoel Araújo: Trombones Zenio: Tuba Netinho: Clarineta Ribeiro: Pratos Lizzie/Rosana/Ismail/Betinho/Didito: Coro Participação especial: Burnier e Cartier em Espanhola

Na foto acima, Sá e Guarabyra em Araxá no 3º festival de Inverno autografando meus LPs.
Comments